Muito se fala sobre a nova lei da terceirização. Mas você realmente sabe o que mudou e o que essa novidade impacta no seu trabalho e na sua vida? Vamos te explicar!

Terceirização

Primeiramente, o que é a terceirização? Ela acontece quando uma empresa prestadora de serviços é contratada por outra empresa para realizar determinados serviços.

Os funcionários são de total responsabilidade da empresa prestadora de serviços, como por exemplo, com o seus pagamentos e treinamentos.

Como foi a mudança?

No dia 22 de março desse mesmo ano, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado para qualquer tipo de atividade. O projeto segue agora para sanção presidencial.

Situação atual

Atualmente não há legislação específica sobre terceirização. Existe a súmula, que é um conjunto de decisões da Justiça que serve como referência.

A súmula determina que a terceirização no Brasil só é permitida nas atividades-meio, também chamadas de atividades secundárias das empresas, com por exemplo: auxiliares de limpeza e técnicos de informática, pois trabalham em diversos ramos, elas também são chamadas atividades-meio.

Como vai ficar

Se a lei for sancionada pelo presidente Michel Temer, haverá permissão para terceirização de qualquer atividade.

Vínculo empregatício

O trabalhador será funcionário da empresa terceirizada. Sendo assim, o projeto aprovado pela Câmara não prevê vínculo de emprego entre a empresa que contratou o serviço terceirizado e os trabalhadores que prestam serviço.

Sobre salário, o texto aprovado prevê que a empresa que contratou o funcionário é responsável pelo pagamento. Porém, se caso a terceirizada for condenada e não tiver condições de realizar o pagamento, a empresa que contratou seus serviços será acionada.

As contribuições previdenciárias deverão seguir uma regra já determinada em lei. A empresa que contrata a terceirizada recolhe 11% do salário dos funcionários. Depois, ela desconta do valor a pagar à empresa de terceirização contratada.

Trabalho temporário

O tempo máximo de contratação de um trabalhador temporário passou de três meses para seis meses com previsão de prorrogação por mais 90 dias. O trabalhador que tiver cumprido o período com a prorrogação, só poderá ser admitido novamente pela mesma empresa contratante após 90 dias do fim do contrato.

Condições de trabalho dos terceirizados

O mesmo atendimento médico, ambulatorial e o acesso ao refeitório são facultativos para os terceirizados em relação aos empregados da contratante. Já as mesmas condições de segurança, higiene e salubridade são obrigatórias.

O Grupo MV

Qualidade em Terceirização é o alicerce do Grupo MV. Desde 2010, o grupo oferece com a máxima competência, transparência e gerenciamento eficaz, trabalhos de terceirização de mão de obra, limpeza, conservação, portaria, zeladoria e vigia, nossas especialidades.

Qualquer dúvida, pode contar conosco! Teremos o prazer em lhe ajudar!

Author: Marcos Gomes