Quem mora em apartamento sabe bem como uma infiltração gera dor de cabeça. Ela começa bem pequena e alcança grandes proporções ao danificar o imóvel.

Quando esse problema acontece surgem muitas dúvidas sobre o que fazer. Preparamos esse post para esclarecer e ajudar você a entender o que deve ser feito. Acompanhe!

Mas, o que realmente pode ser considerada uma infiltração?

Esse probleminha acontece quando há vazamento em alguma instalação hidráulica, seja no prédio ou no apartamento. Entre as consequências da infiltração,estão: danificação da estrutura das edificações e aumento  dos custos com a água.

Como identificar uma infiltração?

Quando aparecem manchas de umidade no teto, na parede e no chão, há também manchas escuras no teto do banheiro, pintura descascada e mofo.  Em casos mais graves, é possível notar a presença de água nas paredes.

Como prevenir?

Manutenções e vistorias constantes na estrutura do condomínio são importantes para evitar as  infiltrações. Realizar a troca de encanamentos muito antigos também previne o problema.

As ações de prevenção devem ser feitas pelo síndico ou administradora do imóvel, porém, o morador também tem responsabilidade nesse processo: deve cobrar a atenção para a parte estrutural do condomínio.

De onde vem a infiltração?

Há várias fatores a serem analisados para saber qual é a causa. Podem ser, por exemplo,o encanamento dos apartamentos vizinhos e o encanamento das águas comuns do edifício. É necessário chamar um profissional especializado para descobrir a causa do problema. Ele irá analisar as tubulações e encanamentos chamados “verticais” e “horizontais”. Os encanamentos “verticais” são responsáveis pela distribuição de água e esgoto em todo edifício, já os “horizontais” abastecem cada apartamento.

Como resolver essa infiltração?

Antigamente para fazer um reparo e encontrar a origem da infiltração era necessário quebrar as paredes do apartamento. Finalmente, esse jogo virou! Não é necessário fazer esse quebra quebra!  Atualmente, existem tecnologias como aparelhos de ultrassom e geofones que detectam vazamentos.

Quem paga a conta?

O condomínio é responsável pela manutenção e reparo de toda a tubulação vertical do edifício. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o síndico do prédio e exigir que o condomínio resolva o problema.

Já a rede horizontal é de responsabilidade de cada morador. E se for rede horizontal do vizinho? Negociar com ele  ou exigir a reparação judicialmente. Outros casos:

O Grupo MV

Qualidade em Terceirização é o alicerce do Grupo MV. Desde 2010, o grupo oferece com a máxima competência, transparência e gerenciamento eficaz, trabalhos de terceirização de mão de obra, limpeza, conservação, portaria, zeladoria e vigilância.

Qualquer dúvida, pode contar conosco. Teremos o prazer em lhe ajudar!

Author: Marcos Gomes